quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Comunicação visual é mais do que fachada


Pelos corredores do SV, observamos diferentes tipos de vitrines, fachadas e painéis. Sem perceber somos atraídos por essa comunicação que motiva nosso comportamento de compra.

A grande concorrência por consumidores torna cada vez mais importante uma boa decoração nas lojas, principalmente as do segmento de moda. Projetos inovadores de comunicação visual agradam cada vez mais consumidores exigentes. O diretor comercial da empresa especializada Printcom Clóvis Barbosa, diz: “nas lojas acontecem a forma mais direta de comunicação com consumidor, que pode escolher aquela que melhor agrada aos olhos”.

A importância da comunicação visual!


A maioria das pessoas não sabem da importância da Comunicação Visual em nosso dia-a-dia. Mesmo tendo consciência dessa realidade, a Identidade Visual se mostra cada vez mais necessária como ferramenta de publicidade e notificação diversificada nos mais complexos segmentos sociais e comerciais.

A comunicação visual e a década da internet

Se o jornalismo e a forma de se comunicar mudaram na última década, grande parte dessa mudança pode ser atribuída ao desenvolvimento do jornalismo visual. O tratamento e o cuidado dados à apresentação visual da informação ganharam mais importância. As palavras dividem cada vez mais espaço com vídeos, imagens estáticas, gráficos animados ou outras compilações gráficas de dados de interesse público.

O diretor de arte do The New York Times (@nytimes), Steve Duenes, figura que há anos trabalha com comunicação na internet, diz que não há nada de errado com a visualização puramente artística dos dados, desde que isso não atrapalhe a compreensão da informação a ser passada. “Os leitores internalizaram todos os tipos de metáforas visuais, e esperam que sempre venha algum tipo de explicação visual para um fato”, diz Duenes. Mapas, infografias ou diagramas podem ser ferramentas poderosas na hora de comunicar um fato. “A proliferação dos dados e das ferramentas que ajudam na visualização deles provavelmente contribuiu para a ascensão do jornalismo visual”, afirma o diretor do NYT.